26.3.08

Hoje, um livro...

Pois bem. Não vou escrever exatamente sobre MÚSICA hoje, mas sobre um livro (que é mais ou menos sobre música). Bem, já tem algum tempo, eu tava desesperada por algum livro pra ler. Alguma coisa mais por diversão, e eu tava procurando justamente um livro que falasse um pouco sobre magia, alguma coisa mais fictícia, porque eu gosto de ler essas coisas. Bem, eu fui na Leitura [http://www.leitura.com.br/], e não tinha absolutamente NADA pra ler. Todos os livros que eu eventualmente tinha ouvido falar e poderiam ser bons estavam em falta, todas as séries que eu estava lendo estavam com o volume que faltava para mim em falta e todas as séries que eu queria começar a ler estavam com o 1º livro em falta. Resumindo: tava TUDO desfalcado. Eu já tava indo embora irritada e pisando duro quando meus olhos passaram sobre um livro verde com o título em dourado largado. Nem chamou tanto a atenção, mas por algum motivo eu peguei ele. Vi o título: 'JJ e a Música do Tempo', de Kate Thompson. A primeira coisa que eu pensei foi: 'Putz, esse povo consegue criar CADA título brega...'. Eu já tava colocando ele de volta na prateleira quando uma coisa me chamou a atenção. Tinha um desenho de um menino segurando alguma coisa, bem pequenininho na capa do livro. Eu olhei melhor e vi que era um violino! Aí eu me interessei e li as orelhas do livro. Depois de ler e gostar, eu comprei, e o livro é muito bom, apesar desse título maravilhoso.

Trata-se de um menino irlandês de 14 anos que toca violino super bem, já que é de uma família de músicos. Ele percebe que o tempo está passando mais rápido a cada dia e, a pedido da sua mãe, ele vai em busca do tempo perdido. Quando JJ (que é o personagem principal) tenta recuperar o tempo, ele descobre várias coisas sobre música e sobre o passado de sua família.

O legal é que o livro é uma mistura de mitologia irlandesa (adoro!) e música. Vários personagens são músicos, e é legal que eles se reunem em pubs pra tocar música folclórica irlandesa, que, na Irlanda, todos conhecem, e se divertir. Outra coisa legal no livro é que a cada capítulo tem uma musiquinha irlandesa pra tocar no violino, mas é um pouco diferente do que eu estou acostumada.

Bem, eu fiquei tão entusiasmada com Irlanda e essas coisas quando eu acabei de ler que eu pedi pra minha irmã comprar um livro de música irlandesa para violino [The Irish Fiddle Book por Matt Cranitch], já que ela ia lá pra essa região. Bem, eu ainda não toquei nada do tal livro, mas já dei uma olhada, e, enfim, eu tenho o livro.

Bem, já que eu falei de um livro, indicarei outros livros. Eu descobri que os escritores Irlandeses são muito bons. Pra quem gosta de magia e ficção, vou indicar o autor Eoin Colfer. Seus livros 'Artemis Fowl' (é uma série, vai até o volume 5) e 'A Lista dos Desejos' são muito bons.

Nenhum comentário: