17.7.08

Discos de vinil

Estou, finalmente, de férias! E isso significa um tempinho a mais pra escrever aqui! Bem, eu ganhei meu Last Night, e, como eu presumi, é simplesmente fantástico. Vale a pena conferir, de verdade.

Mudando um pouco o rumo, estava fazendo escavações arqueológicas no meu e-mail e achei uma coisa interessante que minha irmã me mandou faz tempo. Era um artigo falando da volta do disco de vinil. Me interessou, eu cliquei, li, e tal foi o interesse que estou postando sobre isso.

Enquanto a venda de CDs cai a cada dia, a venda de LPs cresce. A popularidade do negócio tá tão grande que a preferência de alguns artistas é lançar suas músicas na internet (vide iTunes) e em vinil, nem é em CD mais. Os donos de fábricas de discos de vinil estão faturando. Hoje eles têm 4 vezes o lucro do que nos anos 80. Esse lucro, é claro, se dá também por causa do aumento preço do petróleo (matéria-prima para a confecção do vinil), mas boa parte dele é por causa do crescimento de sua venda no mercado.

E nós nos perguntamos: por que isso? Dois motivos:

  1. Os novos toca-discos têm entradas para USB, o que permite e facilita a conversão das músicas em mp3.

  2. O som do disco de vinil é mais cheio do que o do CD. O CD, apesar de trazer um som mais límpido, traz também um som mais 'magro' e às vezes metálico. Quando é necessária a reprodução do material original, o vinil é mais recomendável, pois seu som é mais preciso.
Além disso, é muito mais divertido escolher discos e trocá-los do que apertar botões.
Dica de hoje: Raining Again, Moby (Hotel)

3 comentários:

Letícia Leão disse...

uau, vou comprar discos de vinil do mcfly! (tá, não vou, não)
mas enfim, achei legal essa de vinil! não sabia...
(falando nisso, tive uma idéia pras férias! pega uma lhama, um pudim, um disco de vinil dos beatles arranhado e me encontra em alphaville!)
STAM! (como diria a deh)
beijinhos! (depois olha o que eu fiz no meu blog, e diz se gostou!)

ps.: olha a quantidade de parentêsis que eu consegui usar hahahah

Anônimo disse...

Ó

Anônimo disse...

Bruninha, voce sabia que, quando Thomas Edison inventou o fonógrafo -o primeiro sistema de gravar sons registrando ranhuras sobre um cilindro resinoso- sua primeira proposta foi de se usar o aparelho para registros "muito importantes"como testamentos etc... e nunca imaginou que esse precursor do vinil seria usado para música? Em tempo: a fidelidade do vinil para registro de músicas está relacionada ao fato de as vibrações das ranhuras serem mecânicas, como o som também é, e não eletrônicas (daí a semelhança ao "som metálico").

Aba