25.1.08

Nas sombras dos famosos

As pessoas tendem a ser enganadas... Gostam da música da Rihanna, veneram a Rihanna genial que fez músicas tão legais... Mas quem disse que foi ela quem fez suas músicas? Tudo bem, ela canta, rebola, requebra e dança quase pelada na MTV, mas isso não é sinônimo de compor a música... "Algo" me diz que ela é famosa apenas pelo corpo que tem e pela voz [que nem é tão-lá-grandes-coisas-assim (e olha que eu até gosto da Rihanna!)]. Mas o que eu estou querendo dizer é: e quem escreveu a música?

É engraçado como as coisas são... Alguns bons músicos escrevem suas músicas e são os outros cantores e cantoras que acabam ganhando o crédito. Lógico que esses músicos preferem ser ghost writers e ganhar seu dinheiro na sombra do famoso, mas e se quisessem ser famosos? É muito diferente de, por exemplo, alguma música do Chico Buarque que a Maria Bethânia canta. Tudo bem, a Maria Bethânia ao cantar a música do Chico está """vendendo a sua imagem""" como cantora, mas todo mundo sabe que a música é do Chico. Todo mundo sabe quem é o Chico, lógico. Agora, esses fulaninhos pop aí, eles precisam pagar uma pessoa pra compor suas músicas. Rihanna todo mundo sabe quem é: aquela que canta Umbrella, que fez sucesso estrondoso em 2007. E por que todo mundo sabe disso? Porque alguém, antes disso, compôs Umbrella e lançou a menina na carreira músico-requebracional. Esse alguém foi o The-Dream, que compôs Umbrella calado e feliz e ganhou seus milhões de dólares por isso. Convivas a The-Dream: sem você, essa galera, que precisa pagar milhões pra ficar famoso, não seria ninguém.

São poucos os artistas pop que realmente são músicos e escrevem suas próprias músicas. Exemplos? Os Beatles, o Moby. Esses caras todos e mais uma boa parte dos ghost writers desses outros cantores cresceram com música erudita... E fazem música eletrônica, pop, reggae, o estilo que você quiser.

Eu não entendo esse preconceito contra música clássica! Assim, não que eu seja perdidamente apaixonada pela 40ª sinfonia de Mozart, mesmo porque eu não sou (ainda mais Mozart, né, galera. Schumann é bem mais de meu agrado), mas a maioria das pessoas não entende que sabendo música erudita você sabe qualquer estilo, porque a base de tudo é a música clássica. Mesmo que as pessoas não percebam. Provas? Há 200 anos atrás não existia Justin Timberlake, mas existia Mozart. Beethoven. Bach. E de onde o Justin (ou o ghost writer dele) tirou sua música? Tudo bem, pode não ter sido diretamente do Beethoven, pode ter sido dos Beatles... Mas os Beatles tiraram de algum grande compositor desses.

Se me perguntarem por que eu estudo música clássica, eu vou responder que é porque eu penso. E, é óbvio, porque eu gosto.

Um comentário:

Fernanda Amarante disse...

Você sempre me surpreende, baby. Tô gostando dos seus textos. Vá ler as minhas bobagens também, e faça propaganda. Beijos!